Artigos e Dicas

VITAMINA C É A QUERIDINHA DA VEZ

terça, 05 de outubro de 2021 às 00:00:00

VITAMINA C É A QUERIDINHA DA VEZ NOS CUIDADOS COM A PELE; CONHEÇA MAIS

UM ANTIOXIDANTE NATURAL QUE PROMOVE O REJUVENESCIMENTO CUTÂNEO

 

vitamina C é bastante popular. Provavelmente sua mãe já lhe disse para tomar se não quisesse ficar doente, não? Ultimamente, ela tem sido uma das mais pesquisadas na Internet por conta das associações feitas com o novo Coronavírus. Mas, até onde é verdade ou mito? Você conhece bem o que é e como essa substância age no organismo?

Nesta matéria que o SaúdeLab preparou, você vai poder obter respostas para essas e outras perguntas. Além disso, vai aprender a incorporar a vitamina C na sua dieta diária variando as fontes de obtenção. Acompanhe!

Qual é a função da vitamina C?

Também chamada de ácido ascórbico, essa vitamina é importantíssima para nosso organismo, uma vez que está relacionada à produção do colágeno, sistema imunológico e retenção do ferro. Além disso, é hidrossolúvel, o que facilita na sua absorção.

É bom tomar o ácido ascórbico todos os dias?

A quantidade vai variar de indicação segundo o gênero, bem como estado de saúde e peso. Contudo, especialistas geralmente recomendam a dose diária de 100 mg, uma vez que traz benefícios à partir dessa dosagem.

Ajuda a combater a anemia

A anemia ocorre quando há falta de ferro no sangue. A maioria das pessoas anêmicas se sente cansada e anseia por dormir sem motivo aparente. Um  tipo de ferro, denominado não-heme, nem sempre é bem absorvido durante a digestão. A presença de vitamina C aumenta a absorção porque se combina com o ferro para formar um composto totalmente diferente.

A vitamina C reduz os efeitos do envelhecimento

Quando os primeiros sinais de envelhecimento aparecerem, principalmente rugas, preste atenção! O ácido ascórbico é ótimo para a regeneração do colágeno. Além de suavizar algumas ruguinhas, também pode ajudar no tratamento da artrite.

Quando há menos colágeno no corpo, seus ossos e articulações tendem a esfregar-se, criando dores e sofrimentos. Essa dor é um sintoma clássico da artrite – doença do envelhecimento – e pode ser atenuada com uma dose diária de vitamina.

Desempenha um papel importante nas cicatrizações

Antes dos antibióticos, muitos médicos usavam vitamina C para ajudar a curar os doentes. Na década de 1940, um médico chamado  Frederick Klenner  curou a catapora, o tétano, a caxumba, o sarampo e a poliomielite – tudo com o uso de terapia com ácido ascórbico.

Como citado acima, a vitamina C regenera o colágeno nos ossos, nas articulações e no rosto. Isso significa que também é benéfico para lesões e feridas.

A vitamina C combate o resfriado comum

C religiosamente quando tiver qualquer indício de resfriados e gripes, verá como ela é benéfica. Assim, vai diminuir a duração e a gravidade dessas doenças, não passando tanto mal quanto seria se os índices de vitamina estivessem baixos.

Comprovado para prevenir o câncer

Em muitos estudos, houve uma ligação entre  a prevenção do câncer  e o ácido ascórbico. Isso está relacionado ao fato de que essa vitamina é um antioxidante que reduz os danos às células. Ela não só é indicada para prevenir o câncer, como também aumenta a probabilidade de sobrevivência durante e após o tratamento.

Ajuda no emagrecimento

A vitamina C é necessária para o metabolismo adequado da gordura. Ela basicamente permite que seu corpo use gordura como combustível em vez de consumi-la de outras formas. Também foi demonstrado em estudos que o ácido ascórbico pode ajudar a reduzir o apetite, coincidentemente levando à perda de peso.

A vitamina C não é encontrada exclusivamente em frutas cítricas

Embora as frutas cítricas tenham sido usadas antigamente para tratar o escorbuto, essa vitamina não se limita a laranjas, limões, limas e semelhantes. Na verdade, é encontrada em maior concentração fora da família dos cítricos. Pasmem! A goiaba está classificada como a número um em ácido ascórbico.

Aqui estão algumas outras frutas e vegetais surpreendentes que venceram a amada família cítrica:

  • Pimentas vermelhas;
  • Kiwis;
  • Pimentão verde;
  • Morangos;
  • Mamão;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Ervilhas.

A lista continua quase indefinidamente, mas isso mostra que ela pode ser obtida de uma variedade de fontes alimentares.

Outros fatos interessantes sobre a vitamina C

Conheça alguns fatos curiosos sobre essa querida vitamina:

  • É improvável que você algum dia fique deficiente devido ao fato de os humanos obterem essa vitamina dos alimentos. No entanto, é possível, especialmente se você for fumante, idoso ou com problemas de saúde;
  • Vitamina C, café instantâneo e refrigerante podem ser usados ??juntos para revelar um filme preto e branco;
  • A quantidade máxima de ácido ascórbico que uma pessoa deve tomar por dia é de 2.000 mg. Esse número é bastante alto, uma vez que um adulto deve tomar em torno de 90 mg diárias;
  • Humanos, primatas e porquinhos-da-índia são os únicos mamíferos incapazes de produzir sua própria vitamina;
  • O excesso da vitamina pode ter efeitos colaterais desagradáveis, incluindo diarreia, náusea e azia.

Viu só como vitaminas e minerais são severamente subestimados pelas pessoas? Os fatos sobre o ácido ascórbico apontam para benefícios inexplorados, com poucas desvantagens. Entretanto, muitos médicos evitam se concentrar em vitaminas e nutrientes porque eles não funcionam tão rápido quanto seus primos farmacêuticos.

Mas, se você estiver disposto a dedicar algum tempo para cuidar da sua saúde, aprenda como consumir alimentos ricos nessa vitamina e faça isso rotineiramente. Pode ser difícil obter a quantidade adequada apenas com a dieta, afinal, comer corretamente nem sempre é fácil ou uma opção. Contudo, os suplementos são uma ótima alternativa para preencher essa necessidade. Quando usadas corretamente sob a supervisão de um profissional, as vitaminas podem ajudá-lo a se sentir bem, especialmente a vitamina C.

 

 

FONTE:  https://saudelab.com/vitamina-c-e-a-queridinha-da-vez-nos-cuidados-com-a-pele-conheca-mais/

 


CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS

Siga-nos

  • @biosuplementosbc


  • CNPJ: 24004743000106

Segurança