Artigos e Dicas

OBESIDADE CONTRIBUI PARA BAIXAR A IMUNIDADE DO ORGANISMO

terça, 04 de maio de 2021 às 12:00:00

OBESIDADE CONTRIBUI PARA BAIXAR A IMUNIDADE DO ORGANISMO

 

 

 

A obesidade é uma doença crônica, inflamatória e tem alta morbimortalidade. Não é simplesmente uma condição comportamental, podendo, inclusive, intervir diretamente na imunidade, por exemplo. Ela é fator de risco para outras patologias, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, varizes, apneia do sono, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A obesidade pode influenciar na inflamação do corpo e a baixar a imunidade, assim como alterar a resposta rápida dos glóbulos brancos em lutar contra diversas infecções. 

 

O que é uma comorbidade?

Comorbidade é a junção de duas ou mais doenças em um mesmo indivíduo. Por exemplo, se uma pessoa tiver hipertensão (pressão alta) e um problema endócrino, como o diabetes, ela tem patologias associadas, ou seja, ela tem comorbidades. 


Existem grupos e faixas etárias que podem mais facilmente ser acometidos por mais de uma doença. Os idosos são exemplos disso. Um idoso que tem somente hipertensão, fala-se em doença de base. Quando ele é diagnosticado com Alzheimer, por exemplo, pergunta-se: o idoso tem pressão alta? Então, a doença base é a hipertensão arterial e ele tem a comorbidade Alzheimer.

A obesidade também pode interferir no sistema imunológico dos indivíduos, independentemente da idade.  Aquela pessoa que tem doença de base está mais sujeita a ter um sistema imunológico mais frágil, em especial de mais de 65 anos. Portanto, temos que tratar a doença base e as suas possíveis comorbidades

Obesidade - Para uma pessoa ser considerada obesa, o seu índice de massa corporal deve ser calculado. De uma forma geral, o critério que a Organização Mundial da Saúde recomenda e o que mais utilizamos para classificar o estado nutricional do indivíduo é o IMC [Índice de Massa Corporal].

 Esse índice é calculado da seguinte forma: peso [em kg] dividido pela altura² [em metros]. Uma pessoa é classificada com excesso de peso (sobrepeso) se este IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m²”. Porém, existem outros critérios mais específicos para diagnóstico como o percentual de gordura corporal e a massa de gordura corporal, que são realizados por antropometria ou bioimpedância.

Obesidade mórbida - é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.

O sobrepeso e a obesidade devem ser tratados corretamente contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida.

Seja a sua melhor versão.

 

Fonte:   https://www.folhape.com.br/colunistas/saude-e-bem-estar/obesidade-contribui-para-baixar-a-imunidade-do-organismo/24538/


CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS

Siga-nos

  • @biosuplementosbc


  • CNPJ: 24004743000106

Segurança