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O que é ZMA? Conheça seus benefícios

quarta, 18 de dezembro de 2019 às 16:02:23

O que é ZMA? Conheça seus benefícios

 

O ZMA é um suplemento nutricional que, normalmente é utilizado para melhorar a qualidade do sono, melhorar o desempenho atlético e construir músculo. Contém uma combinação de três ingredientes – zinco, magnésio e vitamina B6. Esses nutrientes executam papéis importantes em nosso corpo.

Zinco: Mineral necessário para mais de 300 enzimas relacionadas a digestão, imunidade, metabolismo e outras áreas da sua saúde.

Magnésio: Esse mineral ajuda no bom funcionamento celular e suporta várias reações químicas no seu corpo, da criação de energia até a função muscular e nervosa.

Vitamina B6: Essa vitamina promove o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, o que proporcionará músculo, pele e sangue saudáveis.

A deficiência de zinco ou magnésio pode reduzir a produção de testosterona, que é um hormônio que afeta a massa muscular. Muitos atletas, principalmente atletas de alto desempenho, podem ter baixos níveis de zinco e magnésio, o que pode afetar negativamente o seu desempenho.

Níveis baixos de zinco e magnésio pode ser causada pela perda desses minerais através do suor ou urina, ou até mesmo por causa de dietas rigorosas.

Benefícios

Pode aumentar a imunidade

 

Como já foi dito o zinco, o magnésio e a vitamina B6 desempenham papéis importantes na nossa saúde imunológica.

O zinco é fundamental para o desenvolvimento das células imunológicas, assim reduzindo o risco de infecções, auxiliando também na cicatrização de feridas.

A deficiência de magnésio pode causar envelhecimento precoce e doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

E a vitamina B6 produz os glóbulos brancos que combatem as bactérias e também aumenta a capacidade do seu organismo combater infecções e inflamações.

 Ajuda no controle do açúcar no sangue

O zinco e o magnésio podem ajudar pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Foram realizados 25 estudos em mais de 1.360 pessoas com diabetes mostrou que tomar um suplemento de zinco reduziu o açúcar no sangue.

E o magnésio também pode melhorar o controle do açúcar no sangue em pessoas diabéticas, melhorando a capacidade do corpo usar a insulina, que é um hormônio que move o açúcar do sangue para as células.

Pode melhorar o seu humor

O magnésio e a vitamina B6 podem elevar seu humor.

Em um estudo realizado com aproximadamente 8.900 adultos constatou que os indivíduos com menos de 65 anos que tem uma ingestão menor de magnésio tinham um risco de cerca de 22% maior de desenvolver a depressão.

Outro estudo de 12 semanas em 23 idosos mostrou que tomar 450mg de magnésio todos os dias reduz os sintomas de depressão tão eficaz quanto um medicamento.

Pode melhorar a qualidade do seu sono

Tal fator ocorre por causa da combinação do zinco e magnésio. Pesquisam feitas indicam que o magnésio ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por ajudar eu corpo a se sentir mais relaxado e calmo.

E a suplementação com zinco está associada à melhoria na qualidade de sono.

Suplementar ZMA ajuda a perder peso?

Foi realizado um estudo de 1 mês em 60 pessoas obesas, aqueles que tomaram 30mg de zinco diariamente apresentaram níveis mais elevados de zinco e consequentemente perderam um pouco mais de peso corporal do que aqueles que receberam um placebo.

Mas é importante ressaltar que embora essa combinação de zinco, magnésio e vitamina B6 estão dentro da sua dieta e com um consumo ideal, suplementar esses nutrientes com o foco no emagrecimento não seria uma solução ideal, pois a perda de peso será mínima. O ideal para esse foco de perder peso é criar um déficit calórico, exercita-se regularmente ou até consultar um nutricionista.

Como consumir ZMA?

Os rótulos dos suplementos geralmente recomendam ingerir de duas a três capsulas ou 2 colheres de chá de ZMA em pó antes de dormir. Com isso impede que outros nutrientes interfiram no zinco, como o cálcio e seus derivados (queijo, leite, iogurte, etc) cortam ou diminuem o seu efeito. Evite consumir mais ZMA do que o recomendado no rótulo.

Efeitos colaterais

Atualmente, não tem relatos de efeitos colaterais em relação à suplementação com ZMA.

Contudo, se consumido além da dosagem listada no rótulo, esses nutrientes podem trazer alguns efeitos colaterais, incluindo: Náusea, vômito, diarreia, cólicas estomacais dores de cabeça, tonturas, dormência na mão e nos pés, danos nos nervos e perda de apetite.

Mas isso não será um problema se você não exceder a dosagem recomendada no rótulo.

Se você for mulher e estiver grávida ou amamentando, fale com seu médico antes de tomar o ZMA.


Fontes consultadas

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25540137

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17172008

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19271419

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24312830

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16320662

 


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