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EXERCÍCIOS REGULARES NO TRATAMENTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

quarta, 19 de maio de 2021 às 00:00:00

EXERCÍCIOS REGULARES NO TRATAMENTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO

 

 

Estudo sueco aponta que hábitos de vida ativos, tanto físicos quanto mentais, são imprescindíveis para a saúde mental e a qualidade de vida. Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam

 

 

A prática regular de exercícios físicos influencia inúmeros processos biológicos que repercutem na regulação do humor, como o controle da inflamação sistêmica, o combate aos radicais livres e a regulação hormonal, além de promover a melhora da composição da flora bacteriana intestinal, que está relacionada com a saúde mental.

 

Um estudo sueco publicado recentemente analisou a frequência de atividades físicas de indivíduos adultos e mostrou que a prática regular de atividades físicas está associada ao menor risco para apresentar sintomas de ansiedade e depressão. Para chegar a essa conclusão, foram colhidos os dados de 36.595 homens e mulheres com idade média de 42 anos.

 

Nesse estudo, os autores discutem de maneira muito interessante a interação de padrões comportamentais que estão relacionados à ansiedade e à depressão, o que nos permitem entender quais ações precisamos efetivamente incluir no nosso dia-a-dia para ajudar a atenuar, prevenir e até mesmo tratar esses distúrbios. Os resultados da pesquisa mostram que a prática regular de atividades físicas por pelo menos uma a duas vezes por semana está relacionada à menor presença de sintomas de ansiedade e depressão.

 

Além disso, notou-se também haver uma correlação inversamente proporcional entre o condicionamento cardiorrespiratório e a presença de sintomas; ou seja, quanto maior o condicionamento físico, menor a presença de sintomas de ansiedade e depressão. Entretanto, essa capacidade protetora exercida pelo maior condicionamento físico acaba sendo fortemente prejudicada se o indivíduo tem como hábito despender longas horas em atividades de lazer de caráter sedentário.

 

Nesse sentido, outro dado a se destacar é que diversos estudos mostram que indivíduos que optam por atividades sedentárias e mentalmente passivas, como assistir à televisão, no seu tempo de lazer apresentam maiores chances de apresentar sintomas de ansiedade e depressão. Portanto, optar por atividades mentalmente ativas, como ler, por exemplo, também contribui muito para a saúde mental.

 

Em resumo, a partir dos dados desse estudo podemos concluir que a adoção de hábitos de vida ativos, tanto física quanto mentalmente, são imprescindíveis para a saúde mental e qualidade de vida.

 

O QUE FAZER NA PRÁTICA:

 

 

  • Realize atividades físicas regularmente por pelo menos duas vezes por semana. Por exemplo: caminhar, lavar o carro, cuidar do jardim, correr, pedalar, brincar com as crianças etc;
  • Troque longos períodos assistindo à televisão pela leitura;
  • Inclua mais fibras na alimentação.

 

 

 

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/05/18/exercicios-regulares-no-tratamento-de-ansiedade-e-depressao.ghtml


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